Týkhe­ Associação de Psicanálise 

Em 2017, a Týkhe Associação de Psicanálise relança seus dados ao abrir suas atividades à pesquisa das modalidades de laços que atam o sujeito ao outro, dando continuidade e extensão às pesquisas iniciadas em 2016.

O discurso do psicanalista coloca em cena um laço inédito, articulado necessariamente aos outros discursos. As dimensões clínicas, éticas e políticas que estão implicadas nessa articulação de Jacques Lacan merecem um trabalho que não desminta o que ela anuncia.

Por isso, entendemos que ele teria que acontecer a partir de um laço que incluísse um Outro com quem gostaríamos de sustentar esse diálogo. 

 

Conrado Ramos, da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, será nosso convidado neste ano de 2017 para conduzir o Grupo de Trabalho com o tema “A Teoria dos Discursos de Jacques Lacan: dimensões clínicas e políticas”.

Os textos que têm orientado nosso trabalho são o seminário, livro 17, o avesso da psicanálise e Radiofonia, publicado em Outros Escritos, o que não exclui o recurso eventual a outros autores. 

O Grupo de Trabalho deve ser um momento de elaboração compartilhada em torno dos temas; o objetivo não é tornar esse encontro uma aula, mas um momento de abertura ao diálogo, para a colocação e discussão das questões de cada um.

 

Oficinas Preparatórias serão realizadas previamente em torno de textos preparatórios e estão abertas a todos os interessados. O objetivo dessa atividade é permitir uma aproximação ao seminário e à teoria dos discursos, de forma a situar os participantes do Grupo de Trabalho na temática proposta.

Para a participação nas duas primeiras Oficinas deste ano solicita-se a leitura prévia do apêndice ao seminário, Analyticon e das perguntas VI e VII do texto Radiofonia. Outros textos poderão ser indicados oportunamente, de acordo com o andamento do trabalho.

A atividade é aberta ao público.

As vagas são limitadas.

Datas:

Grupo de Trabalho: 03 de junho/2017.

Oficinas Preparatórias: 15 de maio e 01 de junho de 2017, quintas-feiras, às 20h.

Grupo de Trabalho: 11 de março.

Oficinas Preparatórias: 23 de fevereiro e 09 de março de 2017, quintas-feiras, às 20h.

 

Local: sede da Týkhe- Associação de Psicanálise.

Rua Padre Almeida, 515, sala 42, Cambuí - Campinas-SP.

 

Valor: R$150,00, por cada encontro do Grupo de Trabalho. Este valor inclui a participação nas duas Oficinas Preparatórias a cada encontro.

A dinâmica da atividade requer que se faça inscrição prévia.

 

Inscrições: secretaria da Týkhe, Tel.: (19) 3253-1945 ou pelo e-mail: tykhepsicanalise@gmail.com.

www.tykhepsicanalise.com

Coordenação:

Luís A. Valadão Queiroz e Marta Togni Ferreira

Grupo de Trabalho: Teoria dos Discursos de Jacques Lacan:

dimensões clínicas e políticas