Týkhe­ Associação de Psicanálise 

22/01/2019

Please reload

Posts Recentes

Cine Debate - Os pássaros

18/04/2017

O Cinedebate é uma proposta de atividade conjunta entre a ACP-Associação Campinense de Psicanálise e a Tykhe-Associação de Psicanálise, visando a sustentar um diálogo entre psicanalistas e com o público em geral, a partir da leitura da obra de alguns diretores que deixaram suas marcas.

Em abril, o Cinedebate apresenta o filme “Os Pássaros”, de Alfred Hitchcock, na proposta da atividade “filmes que foram feitos para serem lidos”. Esse filme de 1962 é considerado por muitos críticos como o apogeu da carreira do diretor, embora tenha recebido apenas um Oscar pelos efeitos especiais.

Hitchcock sempre se declarou, com orgulho, como um diretor que tinha completo domínio do que acontecia em seu set de filmagens e desdenhava as interpretações de seus filmes, especialmente as psicanalíticas. Não se trata, pois, de interpretá-lo, mas de ler o que se escreve em suas imagens, para além de suas intenções declaradas.

Nesse filme, uma pacata vila à beira mar é subitamente invadida por pássaros ferozes que atacam os habitantes. A vida calma e ordenada do lugar é transtornada por esse elemento inexplicável, de puro acaso, que promove o caos. A fragilidade e o desamparo humanos se mostram nesses ataques, em que o real traumático irrompe destruindo a organização simbólica. Puro terror!

 

Apresentação: Marta Togni Ferreira.

Data: 28 de abril de 2017, às 19:30h, na sede da Tykhe-Associação de Psicanálise.

Coordenação: Francisco Capoulade (ACP) e Marta Togni Ferreira (Tykhe).

Please reload

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo