Týkhe­ Associação de Psicanálise 

22/01/2019

Please reload

Posts Recentes

Revista Literal nº 6 - Transferência e desejo do Analista

06/05/2017

A revista Literal foi a publicação anual da Escola de Psicanálise de Campinas. Após a dissolução da Escola a Tykhe fez sua aposta na continuidade dessa transmissão.

As revistas podem ser adquiridas diretamente na secretaria da Tykhe.

Valor: R$20,00.

 

Editorial

 


O presente volume da revista LITERAL inaugura uma nova proposta editorial, ampliando a concepção do que até então vigorava como ato de publicação. Os números anteriores atualizaram a vertente de documentação de eventos promovidos pela Escola de Psicanálise de Campinas, cumprindo certamente uma função fundamental com relação à escrita do passado, contudo, sem propor à comunidade de analistas uma temática que, por sua escolha, revelasse os rumos que julgamos pertinentes para o debate das questões relativas à transmissão da psicanálise. Inaugura-se, assim, para além dos efeitos sobre a forma de convocação dos artigos que compõem este número, uma aposta na inclusão da publicação como um dos elementos que, junto com a produção em cartéis e o dispositivo do passe, agencia a proposta de uma Escola que organiza suas atividades na vertente da formação do psicanalista, de forma a inserir-se na comunidade analítica pela inclusão antecipada de alguns pares. É dentro desse espírito que tanto a escolha do tema — A TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA ­— quanto o convite a alguns colegas que têm participado como interlocutores de nosso trabalho, e a outros que inauguram um novo diálogo, inscrevem o que aqui se qualifica como novo. Cumpre observar, entretanto, que tal novidade não modifica o formato da revista, que mantém as mesmas seções, mas incide especialmente em um ato de escolha: de tema que lança um debate e de interlocutores com quem desejamos trabalhar.


    No início da psicanálise está a transferência, enunciou Lacan na Proposição sobre o Psicanalista da Escola em 1967. Retomar hoje essa afirmação, nas conseqüências que produz quanto ao ensino e transmissão da psicanálise no âmbito de uma Escola, renova a aposta na experiência psicanalítica como o que funda o trabalho no campo aberto por Freud. Desse modo, justifica-se a associação necessária da transferência com o desejo do analista, único operador da cura, resultante de um processo levado a seu termo. Os trabalhos apresentados neste volume exploram as diferentes vertentes para abordar esse tema. 


    A seção “Tradução e Sobre tradução” realiza uma outra vertente de abordagem do tema, uma vez que atualiza uma transferência de trabalho que vem se desenvolvendo há alguns anos entre a Escola de Psicanálise de Campinas e o psicanalista Erik Porge, a quem agradecemos a generosidade de uma contribuição valiosa para o tema das neuroses de transferência. A tradução do texto e sua publicação atualizam um trabalho considerado fundamental para a concepção de formação do psicanalista, principalmente pelos efeitos que o trato com a dimensão de alteridade da língua estrangeira impõe sobre as formações na língua materna, matéria significante do fazer analítico.


    A seção “Sobre Escola” apresenta depoimentos de alguns membros da direção da Escola de Psicanálise de Campinas sobre o tempo e contratempos dessa experiência no ano de 2002. Tornar públicos tais depoi­mentos cumpre função importante e relevante no que respeita aos efeitos no interior da Escola, e também propicia interlocução com colegas de outros lugares institucionais, buscando trocar experiências sobre a especificidade da direção de uma instituição psicanalítica. 

 

SUMÁRIO

 

TEMÁTICOS


Sob a clínica: escritas do caso          11
    Ângela Vorcaro

 

Prelúdio da passagem adolescente        37
  Mariângela de Andrade Máximo Dias​

 

A psicanálise como experiência dialética -  transferência e verdade        49
    Christian Ingo Lenz Dunker

 

Transferência e desejo do analista no tratamento da depressão        69
    Mauro Mendes Dias

 

Freud e Ferenczi: o início da série        83
    Nina Virgínia de Araújo Leite

 

Demanda e desejo na transferência        93
    Sonia Alberti

 

Desejo do analista e nó borromeano        101
    Simoni do Carmo Misságia Hülle

 

Tradução e Sobre Tradução


Além da neurose de transferência        127
    Cláudia Thereza Guimarães de Lemos


Sobre Escola


Relatório de exercício da função diretoria        167
    Márcio Aparecido Mariguela, Vitor Meira Monteiro

 

Notas de Estudo


A escrita do estilo        173
    Elisabeth Bittencourt

 

Notas preliminares sobre o ensino na transmissão da psicanálise        181
    Nina Virgínia de Araújo Leite

 

α, β, δ, γ         187

 


    Carlos Martinez

 

Normas para Publicação        195

 

Please reload

Please reload

Procurar por tags
Please reload