Týkhe­ Associação de Psicanálise 

22/01/2019

Please reload

Posts Recentes

Cadernos Literal - Psicanálise e Aids 1

07/05/2017

A revista Literal foi a publicação anual da Escola de Psicanálise de Campinas. Após a dissolução da Escola a Tykhe fez sua aposta na continuidade dessa transmissão.

As revistas podem ser adquiridas diretamente na secretaria da Tykhe.

Valor: R$20,00.

 

 

Apresentação à Atual Edição

 

Em 28 de junho de 1997, realizou-se, na sede da Escola de Psicaná­lise de Campinas (EPC), a jornada de trabalho "Psicanálise e Aids". Par­ticiparam dessa iniciativa os membros da EPC, a equipe técnica do Centro Corsini e a do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS), organismo da Prefeitura Municipal de Campinas.

 

Àquela época, os membros da Escola de Psicanálise de Campinas, através de seu Departamento Clínico da época, vinham desenvolvendo um trabalho de aproximação com iniciativas voltadas ao tratamento de pacientes portadores do H IV, assim como de dependentes de dro­gas. Como resultado da aproximação com o Centro Corsini, deu-se iní­cio primeiramente, na EPC, a um grupo de pesquisa e discussão, com membros das duas entidades, sobre as questões clínicas relativas ao tratamento com pacientes portadores do H IV.

 

O Centro Corsini é uma organização não-governamental, subsidiada por doações, projetos, estando vinculada ao SUS. É constituído pelos setores de prevenção, treinamento e atendimento em HIV-aids. Dispõe de um ambulatório multidisciplinar, composto por cinco dentistas, dois psicólogos, dois médicos infectologistas, um imunologista, um psiquiatra, um homeopata, cromoterapeutas, dois assistentes sociais e uma enfermeira. Há ainda um Disk-aids, serviço gratuito, e um setor de aconselhamento. Compreende ainda uma unidade de apoio infantil que abriga crianças soropositivas.

 

Quando da realização dessa jornada de trabalho, após dois anos de pesquisa conjunta sobre o tema, foram convidados também a partici­par dela os membros da equipe técnica do Centro de Orientação e Apoio Sorológico.

 

Originalmente veiculada em abril de 1998 e então organizada por Fernando de Oliveira Cano, a presente publicação buscou registrar os depoimentos e o debate gerados pela jornada "Psicanálise e Aids". Agora, em sua segunda edição, inaugura a Série Cadernos, como suplemento da revista LITERAL, produzida pela Escola de Psicanálise de Campinas.

 

O público leitor contará com um material que reproduziu o mais próximo possível o ambiente daquelas discussões. Poderá, assim, acompanhar uma iniciativa inédita na época e, mesmo hoje em dia, ainda muito inovadora.

 

Mauro Mendes Dias

 

SUMÁRIO

 

Comunicações 9

 

Mauro Mendes Dias 11

 

Renata Cruz Soares de Azevedo 18

 

Leila Macieira Barbosa 25

 

Maria Teresa Guimarães de Lemos 28

 

Albor Vives Reñones 32

 

Debates 37

 

 

Please reload

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo