Grupo de leitura da obra de S. Freud: “O sonho e sua interpretação”

  • Início em 01 de março de 2020.
  • Preço sugerido: 150,00 reais/mês.
  • Coordenação: Daniel Mondoni
  • Marta Togni Ferreira

Partimos da premissa de que o sonho, ao ser interpretado, se revela como lugar de articulação dos significantes que representam aquele sujeito singular com os significantes da cultura em um determinado momento histórico.

O sonho, desta forma, implica não apenas o sonhador, mas ou aqueles a quem ele se dirige.

A transmissão pela via dos sonhos tem um valor de formação, na medida em que a deriva pelo real que o sonho coloca em cena convoca a uma elaboração que não se esgota na via de um conhecimento, mas pela constituição de um saber.

Nossa leitura do sonho e sua interpretação está marcada pelo ensino de J. Lacan naquilo que a leitura de Freud pode nos remeter para além dos dizeres e saberes estabelecidos.

No seminário de 16 de março de 1955, Lacan afirma a respeito do “sonho da injeção de Irma”, na Interpretação dos sonhos (1900).

“O que ele avalia, o balanço que faz da significação deste sonho está largamente ultrapassado pelo valor histórico que, de fato, lhe reconhece ao apresenta-lo neste lugar em sua Traumdeutung. Isto é essencial para a compreensão deste sonho...não podemos separar da interpretação o fato de Freud nos fornecer este sonho como sendo o primeiro passo na chave do sonho. É a nós que Freud se endereça ao fazer esta interpretação”.

Nossos encontros serão quinzenais, às sextas-feiras, às 10h da manhã, na sede da Tykhe Associação de Psicanálise.