1º Semestre de 2021 - Grupo de Leitura sob trasnferência. Seminário 8 - Jacques Lacan

O grupo de leitura sob transferência inicia sua terceira temporada, depois da qual esperamos ter atravessado o seminário 8- a transferência, de Lacan.

A questão que nos guiou ainda é esta: se o que está em jogo em uma análise é a aparição, na fala do analisando, do sujeito do desejo, qual é a posição do analista diante dos apelos que lhe são dirigidos, que são sempre apelos de amor? Desde Anna O, a psicanálise nasce com os impasses do amor.

Freud faz uma observação no texto “O Eu e o Isso” que sempre intrigou Lacan, que é a ambiguidade da identificação e o amor. Como é que o objeto da identificação é também o objeto do amor?

Partiremos da identificação com um traço, um traço unário e como isso se articula à transferência, que se inicia pelo amor e se reduz a um traço. Estamos neste tempo...

Do capítulo 24 do seminário da Transferência, de Jacques Lacan, faremos nossa linha de partida e daí seguimos até o luto do analista.

Esperamos a todas e todos, novas e novos integrantes e as parceiras e parceiros que já nos acompanham, teremos um imenso prazer em realizar juntos nosso grupo de leitura.

Sejam muito bem vindos!!!

Início: 02/03 às 20h15

Online pelo Cisco Webex

Incrições: tykhepsicanalise@gmail.com